Celau - Marcelo Leal Tavares
Brazil - Painting
Marcelo Leal Tavares, brasileiro, 39 anos nascido em Ipiaú, região próxima a Ilhéus na linda Bahia. Ern 2003 começou no seu trabalho, sendo totalmente intuitivo e auto ditada. Pintou por um ano, parou por não se achar bom e só retornou em setembro de 2014. Seu fascínio pelas cores, formas e texturas faz de Celau (seu namo artístico) um artista expressionista figurativo e abstracto, totalmente pós moderno.
Celau habita em um universo imagético, repleto de signos e ícones, privilegiados em detrimento dos objetos. Transpondo para o universo das imagens uma realidade objetiva, como expressão máxima da contemporaneidade. Tendo uma harmonia e coerencia na escolha de cores e temas, variando entre personagens e temas totalmente abstratos.
Celau reproduz obras, apresentados de forma diferenciada, numa escala fora do convencional, chamando atenção para alguns detalhes, na maioria das vezes, trabalhando corn cores vibrantes, seja com ícones do cinema e da música, ou em seus abstratos não figurativos.
A pintura de Celau, carrega um mundo em suas pinceladas. O artista dialoga com o passado, presente e o futuro, sem preconceitos. Numa justa homenagem à personalidades da arte, Celau impressiona, não somente pela técnica apurada, mas também pela criteriosa escolha de seus homenageados. De Cameron Diaz a Gandhi, passando por Elvis Presley, Beatles e pela não menos icônica Marilyn Monroe.
Artista de sensibilidade aguçada, apesar de nunca ter estudado arte, gosta de Pollack (1912-1956 - ícone do movimento do expressionismo abstrato), Kandinsky (1866-1944 - Pioneiro do Movimento Abstracionista) e Miró (1893-1983 - considerado um dos maiores representantes do surrealismo).
Mas a grande diferencial do artista Celau, é que de nos leva através de suas obras à alma da personalidade que ele retrata, sendo impossível ficar impassivel diante de suas obras.
São Paulo, 21 de outubro de 2016.
Marcia Goldstein- curadora